Esta parte, aquela parte

Pessoal e transmissível

A E. foi-se embora no sábado. Levou com ela o filho de 4 anos e deixou a filha de 18. Coração partido, a vida aos pedaços. Era assim desde que o marido teve de emigrar, outra vez, nesta sangria que deixa Portugal cada vez mais pobre, os velhos cada vez mais sós, as ruas de casas fechadas, outra vez.

E ela, que tinha voltado há dez anos ao país que ainda chama de seu, que sonhou com comida na mesa+saúde+sol, fechou na gaveta os anos de experiência como profissional de várias áreas e recolheu a um bairro nobre de Paris, para ser porteira de um prédio: o emprego que as tias do meu homem tinham, antes da reforma. É isso que faz a minha amiga P., desde há quase dois anos, outra vez em França também, depois de ter fechado o salão de estética sempre na mira dos impostos e da banca.

De cada vez que alguém vai embora é como se a porta se fechasse um bocadinho mais. Do lado de cá crescem a pobreza (cada vez maior e por isso mais envergonhada), a solidão dos avós, os sentimentos xenófobos, o individualismo de sobrevivência.

Não sei até quando e durante quanto tempo seremos capazes de remar contra a maré, os que ainda querem ficar, porque não podem partir. Mas sei que todos os dias, quando desço as escadas do prédio, há várias portas sempre fechadas em cada um dos andares. Porque há um dia em que nos cansamos de empurrar.

Anúncios

3 thoughts on “Esta parte, aquela parte

  1. SE JÁ TINHA SAUDADES DA NOSSA AMIGA EM COMUM….NO FIM DE LER E SENTIR ESTAS LINDAS PALAVRAS,PAULA…FIQUEI COM A LAGRIMA NO CANTO DO OLHO..BEIJINHO

  2. Bonita homenagem a quem teve de fechar tantas portas atrás de si para conseguir sobreviver, e mesmo assim, continua teimosamente a olhar para trás, à espreita de uma nova hipótese de regresso…

Penso que:

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s